LilySlim Weight loss tickers

quinta-feira, abril 05, 2012

Tristeza: Qual o seu propósito?

A próxima vez que você se sentir triste,  considere não colocar esse sentimento de lado. Você acha que é o único a preferir evitar a sensação de tristeza ao invés de lidar com ela e a olhá-la de frente? Garanto-lhe que não, a maioria de nós não aceitamos este estado de abatimento, este estado melancólico que nos envia para um banco de memórias de perdas, erros, fracassos, dificuldades, dor, angústia, etc. Mesmo aqueles que consideramos supostamente mais fortes, até esses não gostam de falar abertamente sobre sentimentos negativos, pois temem que isso lhes retire capacidades, discernimento e os enfraqueça. Todos nós, em geral, evitamos os sentimentos negativos. Ninguém gosta de ter de lidar com eles.

De fato, uma das tendências mais consistentes que verifico na minha prática clínica é que tanto homens como mulheres repudiam a tristeza, como se de alguma forma fossem traídos por esse sentimento. Imagine, por exemplo, um executivo de publicidade expressar tristeza para um grupo de executivos numa sala de reuniões. Certamente ninguém se iria sentir confortável, nem sequer a mensagem seria transmitida de forma entusiasmada e enérgica. Quando nos sentimos deprimidos ou em baixo, normalmente sentimo-nos letárgicos e sem energia, como se não estivesse acontecendo nada de estimulante. Outros sentimentos negativos, como raiva, são muito mais atraentes porque sentimos que de certa forma nos dão capacidade, sendo mais apelativo: Você sente-se energizado, sente que sabe para onde dirigir o seu ímpeto e para quem. Mas a tristeza faz-nos sentir fora das coisas, é uma dose de nada, um sentimento amorfo que reduz o ímpeto, como se ficássemos ligeiramente anestesiados.

A TRISTEZA É INFORMAÇÃO QUE PRECISA DA SUA ATENÇÃO

No que diz respeito à tristeza, o problema é que as pessoas não a aceitam pelo seu verdadeiro propósito (objetivo). Mas sim, com toda a certeza, a tristeza tem o seu propósito bem definido. O objectivo da tristeza é para o fazer sentir (lembrá-lo e alertá-lo) que algo foi perdido, que algo aconteceu que não lhe serve ou lhe provoca mal-estar. E é tarefa do sofredor fazer o trabalho mental de descobrir o que é que o incomoda. Isto aponta para um problema mais amplo que muitas pessoas enfrentam no seu dia-a-dia. Por vezes quando nos sentimos tristes no meio do turbilhão de coisas que temos para fazer, simplesmente desejamos que rapidamente esse sentimento se afaste. Passamos rapidamente para a tarefa seguinte, sem percebermos a verdadeira razão por nos sentimos dessa maneira. Algumas vezes esta estratégia pode comprovar-se eficaz. Mas, se o assunto/situação for realmente pertinente, a tristeza irá fazer-se sentir novamente, só que agora noutro contexto, sem causa aparente. Nesse momento, temos mais dificuldade para identificar as razões, ficamos confusos. À medida que a tristeza se vai instalando, a nossa atenção vai-se dirigindo para o nosso mal-estar.
Sem percebermos o que se passou, tentamos a todo o custo, evitar, repudiar esse sentimento que nos causa uma enorme angústia, esse sentimento que pode vir a interferir com a nossa funcionalidade. Numa primeira fase os nossos corpos ficam lentificados, essencialmente, para nos ajudar a focar e resolver um problema que pode estar a surgir nas nossas vidas. Quando visto como temporário e como um subproduto positivo da nossa longa história humana, podemos superar a tristeza de uma forma rápida e positiva.
Por outro lado se continuarmos a desejar não nos sentir assim, e não prestarmos a atenção devida podemos sair prejudicados. Se não tentarmos perceber que o nosso sentimento de tristeza nos está a enviar uma mensagem, que está a enviar-nos informação na forma de uma sensação física e emocional, outros problemas associados podem surgir, tais como depressão, ansiedade, fobia social .
Dica: A tristeza é informação subtil que nos “obriga” a dirigirmos a nossa atenção para algo que necessita de ser resolvido, melhorado ou compreendido.

TRANSFORME A SUA TRISTEZA NUMA VANTAGEM

Como é que você pode usar a sua tristeza com uma vantagem? A tristeza deve ser vista como um estado temporário e útil. É normal ficar triste. A tristeza existe para ajudar-nos, por exemplo, a resolver um problema pessoal Quando você se protege, evita  e abafa todo esse sentimento, ou procura as pessoas para que o animem, você  está a perder a oportunidade de perceber algo útil para si. Em primeiro lugar, que você tem a habilidade para fazer mudanças sólidas ao que lhe provocou perda ou mal-estar que justifique a tristeza e, segundo, que tem capacidade para persistir e para lidar com a situação, até que a alteração tenha efeito. Reforçando novamente a ideia, a tristeza, assim como todas as emoções, é um estado temporário, os nossos corpos não suportarem o impacto emocional por muito tempo, assim, devemos usá-las (emoções e sentimentos) a nosso favor, enquanto as sentimos.
Lembre-se: A tristeza pode ajudar-nos a ter/fazer melhores decisões. Muitas vezes, sofremos a dor emocional de modo que aprendemos a evitar certos comportamentos e a fazer melhores escolhas na vida. Quando algo não funciona para nós, ficamos propensos a tentar fazê-lo de forma diferente da próxima vez.

Apresento algumas maneiras de experimentar a tristeza normal de uma maneira saudável e permitir que esta emoção seja vantajosa na sua vida:

  • Permita-se estar/ficar triste. Negar tais sentimentos pode forçá-lo ao recalcamento, fazendo com que numa fase posterior a sua força se faça sentir provocando mais dano. Chore se você sentir essa necessidade. Provavelmente irá sentir alívio depois de chorar.
  • Se você se sentir triste, aceite estar triste durante algumas horas ou um dia. Use a sua tristeza para fazer uma introspeção, decida ficar sozinho, ouvir música melancólica, e observar os seus pensamentos e sentimentos. Planejar um determinado tempo para expressar a sua infelicidade temporária, pode ajudá-lo a sair desse estado.
  • Pense no contexto em que emergem esses sentimentos de tristeza. São relacionados a uma perda ou a um evento infeliz? Geralmente não é tão simples como descobrir a “causa ” da tristeza, mas talvez seja possível compreender os fatores envolvidos.
  • A tristeza como resultado de uma mudança. A tristeza pode ser resultado de uma mudança que você não esperava, ou pode sinalizar a necessidade de uma mudança na sua vida. A mudança geralmente é stressante, mas é necessário para o nosso crescimento.
  • Estar temporariamente triste não é depressão. A depressão é diferente de tristeza.

    Fonte:
    http://www.escolapsicologia.com/tristeza-qual-o-seu-proposito 
    Autor : Miguel Lucas
    Licenciado em Psicologia, exerce em clínica privada. É também preparador mental de atletas e equipas desportivas, treinador de atletismo e formador na área do rendimento desportivo. É autor da Escola Psicologia.

14 comentários:



  1. He escrito este pequeño texto:

    Para poner de manifiesto el anhelo que con humilde decisión ha brotado del interior del alma.

    Al querer compartir estos días de Semana Santa contigo, unidos por la corriente de la paz y la razón del amor entre todos los seres de luz que pueblan el planeta.

    Un abrazo para saludarte
    Un beso para acompañarte.

    María del Carmen



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. María, yo igualmente te deseo mucha paz en estos días de semana santa. Gracias por tu visita y comentario. Un abrazo.

      Excluir
  2. Sempre acompanho o seu blog e te admiro por sua determinação e força de vontade .Acho sempre as suas postagens tão acertadas . Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maia, eu agora acompanho seu blog também. Obrigada por sua visita. Um abraço bem grandão. (:

      Excluir
    2. nossa quanta determinação, sua força de vontade me contagia.
      Amei ler td
      Tô te seguindo
      Bjus, sucesso!!!

      Excluir
    3. Obrigada pela visita Fernanda. Estou te seguindo também. Beijoca.

      Excluir
  3. Adorei saber que temos o direito de ficar algumas horinhas triste! rs
    Mas ainda assim, não quero não!
    Adorei o novo lay, especial para páscoa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certinha Jói, xô tristeza. Obrigada pela visita e feliz páscoa!

      Excluir
  4. flor, ñ vejo as diferenças no espelho ñ, só qnd faço comparações em fotos tbm, e as roupas q folgam neh rsrsr. força aiii forte sempre viu bjs

    ResponderExcluir
  5. oi miguxa!estou na reta final vai da tudo certo sim, deus ta olhando por min.um super bjos e uma feliz pascoa pra ti querida

    ResponderExcluir
  6. Excelente post!!! Super importante esta reflexão!!! Um bjo feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  7. Opa opa opa... Nada de tristeza!!!!
    Vc é muito linda, viu?
    Sucesso e muitos kgs off.
    Estou melhor, já, viu? Vou pedir uma eco para meu médico quinta-feira.
    BJs

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa postagem a tristeza vira e mexe se faz minha companheira...bj

    ResponderExcluir
  9. Raquel FLor...
    Adorei o texto de um colega psicologo, encontramos milhares de pessoas tristes na clinica e o trabalho feito é permitir que ela exista, porém sem ficar estagnado nessa tristeza...FOCO NA SOLUÇÃO E NÃO NO PROBLEMA...
    Adorei as dicas...
    Beijocas grande

    ResponderExcluir