sexta-feira, outubro 26, 2012

Gastroversário - 1 ano




I see skies of blue and clouds of white,
The bright blessed day, The dark sacred night.
And I think to myself,
What a wonderful world.
What A Wonderful World Loading - Louis Armstrong

Parabéns para mim, nessa data querida♪ , rsrs.

Hoje vim para um post especial (apesar de um pouco atrasado, rsrs), para comemorar meu primeiro ano de gastroplastia. Dia 20/10 completou um ano que ganhei uma vida nova. 

Já contei aqui que minha história de obesidade vem desde a infância. Fui uma criança gordinha, uma adolescente e adulta obesa. Poxa, as vezes leio por aí meninas que contam que a cirurgia só as deixaram mais felizes e acho isso tão legal. Eu queria ter sido assim, que nada abalasse minha alegria de viver. Mas eu não era, eu me sentia muito infeliz.  Entreguei os pontos mesmo.

Quando conheci meu cirurgião eu pesava 120 quilos e tinha imc 42 (tenho 1,69m). Meu pré durou um ano e quando operei pesava 115 quilos, com imc 40. Um anos depois da cirurgia tenho imc 24, eliminei 51 quilos. O que mudou na minha vida durante este primeiro ano? Nossa! Tanta coisa...

Não foi só peso que eliminei, não mesmo, eu ganhei muita coisa. Aos pouquinhos vou curando feridas e eliminando traumas, aos pouquinhos estou aprendendo a superar os desafios diários sem me esconder como avestruz, e o melhor de tudo: estou me abrindo para a vida, descobrindo uma alegria em viver.

Apesar dos meus 30 anos vivi muito pouco, quase nada, praticamente só existia. E esse primeiro ano, foi a ano das minhas primeiras vezes.

Primeira vez que comprei uma roupa de tamanho normal numa loja normal;
Primeira vez que escolhi uma roupa e não ela que me escolheu;
Primeira vez que usei um biquini e uma lingerie legal.

Primeira vez que me entrei no ônibus e passei tranquilamente na roleta e ocupei um só assento;
Primeira vez que foi extremamente paquerada;
Primeira vez que não me senti observada ou julgada:
Primeira vez que cruzei as pernas;
Primeira vez que me sentei numa cadeira e plástico tranquilamente;
Primeira vez que entrei numa academia sem me sentir mal;
Primeira vez que me senti simplesmente "normal" (se é que isso existe);
Primeira vez que me olhei de verdade e percebi o quanto precisava cuidar de mim mesma;
Primeira vez que acreditei em mim, que podia e posso superar as coisas com paciência e fé;
Primeira vez que me amei, me senti bonita.

Esse foi meu ano de descobertas, de superação, de dar os primeiros passos numa vida nova. Se foi fácil? Não. Se minha vida virou um mar de rosas? Não. Se não tenho mais problemas? Tenho, muitos. Quem não os tem? Mas o mais importante é a maneira como enfrento as coisas hoje. E isso eu consegui por meio de um instrumento chamado gastroplastia. Com a ajuda da psicóloga, da nutricionista. Cada pessoa consegue se superar de uma maneira, eu consegui assim. Não faço apologia a cirurgia com minhas palavras, só digo que foi através deste instrumento que ganhei uma vida nova. 

Não é novidade para ninguém que tudo na vida tem um preço, com a cirurgia não é diferente. Mas no meu balanço final eu acho que o preço foi muito válido. Ganhei mais, muito mais. Sei que esse foi só o primeiro passo, que a cirurgia não faz milagres, ela é só um instrumento, e que a partir de agora dependerá só de mim utilizar, da melhor maneira possível, as ferramentas já me foram dadas.

Para você que enfrenta problemas parecidos eu digo: Você não precisa ser igual a ninguém, você não precisa viver padrões impostos, mas nunca desista de você. Ame-se, cuide-se e se dê uma oportunidade de mudar o que te faz sofrer. Lute! O caminho você escolhe, são muitos.

Agradeço à Deus por esse ano tão maravilhoso, cheio de desafios, alegrias e conquistas.

 

9 comentários:

  1. Nossa,como você está linda!!Realmente a cirurgia nos proporciona a chance de uma vida nova.Tenho quase 3 meses, mas já sinto muitas diferenças , a mais importante delas é gostar mais de mim, me reconhecer enquanto mulher...
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa me emocionei com seu post de 1 ano e cada palavra que vc disse me tocou.
    Parabéns e toda a sorte do mundo pra vc!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Já?? Nossa...realmente passa rápido viu! Parabéns por todas as suas conquistas, e que seja realmente apenas o início de uma longa vida cheia de conquistas e saúde. Que Deus te abençõe muitoooo!! Bjsss linda!

    ResponderExcluir
  4. Parabénnnnns ta lindaaaa....
    Vim para te dizer que tem 2 selinhos no meu blo9g pra ti
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. parabens!!! linda nossa tu ta muito gata, vim retrubuir a visitinha e minha ciru ta perto mesmo e to muito nervosa simmmmmmmmmm mais feliz em da um novo rumo a minha vida...vou deixa meu face pra ti se quiser me add ana-vieira27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Vc está linda! Parabéns por seu sucesso. Apesar da cirurgia a pessoa tem que ter muita vontade de fazer tudo certo, não é mesmo? Vc é uma vencedora! Um bjo e mais sucesso

    ResponderExcluir