segunda-feira, setembro 30, 2013

Cirurgia bariátrica não é brincadeira


Este post é para as "Alices", que parecem viver no país das maravilhas e se comportam como se submeter a uma gastroplastia fosse uma brincadeirinha.

Participo (em redes sociais) de grupos sobre gastroplastia e é muito comum ler coisas de deixar qualquer operado (que tem o mínimo de bom senso) espantado com a tamanha falta de noção de algumas pessoas. 

Não sei exatamente se é porque a ficha delas não caiu ainda sobre a seriedade da cirurgia ou porque elas pensam que a bariatrica é moda O que me deixa mais indignada é que muitas delas se comportam como crianças mimadas, fazendo birra quando as coisas não saem do jeito e na hora que elas querem. 

Outro dia fiquei boba ao ler um post onde uma moça falava mal de um pneumologista. O motivo da revolta da moça era porque o médico explicou que ela deveria refazer uma polissonografia e depois usar cpap durante um mês antes da cirurgia, pois o primeiro exame havia diagnosticado apneia severa. 

Refeito o exame, ele liberaria o laudo referente a sua especialidade. A pessoa em questão ficou tão contrariada com a história que até colocou em dúvida a honestidade dele, chegando a dizer que ele poderia  estar procurando ganhar "mais" dinheiro "em cima" dela.

 "Peralá" né, por favor! O médico só estava sendo ético, profissional. Se a pessoa possui um grau de obesidade III, se a pessoa tem apneia severa, se ela não está conseguindo respirar normalmente nem em seu dia a dia, imagine sob efeito de anestesia.

Poxa, gente! Gastroplastia não é moda, não é brincadeira não. O pior de tudo foi ler as respostas ao post. Algumas diziam que o médico queria era dinheiro mesmo, que o comportamento dele era estranho, que havia sido o laudo mais fácil e por aí segue.


Mas senta que lá vem a história. Tempos depois, a  mesma criatura reaparece e abre outro post dizendo que usou o cpap durante a segunda polissonografia e que havia conseguido dormir muito bem, descansar de verdade e que não devia ter falado aquilo do médico.

 Só para constar as mesmas pessoas que falaram borracha ficaram caladinhas... Sem comentários, né? Tem horas que penso que tem gente que merece é médico açougueiro e mercenário mesmo. Sei lá, acho que nesse mundo a pessoa deveria desconfiar é do que é fácil demais, rápido demais.

Em outra oportunidade uma outra moça estava colocando em dúvida a competência da psicóloga porque ela pediu para conversar com o esposo e a filha da paciente antes de dar o laudo.

Nesse ponto vou deixar uma dica super valiosa: sempre procure psicólogo que tenha especialidade em distúrbios alimentares, sempre. Eu simplesmente não entendo o que passa na cabeça destas pessoas. Não compreendo! Cirurgia bariatrica não é como ir a manicure não gente, acorda!

Apesar dos índices de óbitos serem baixos e cirurgia ser bastante segura ela ainda é tratamento utilizado como último recurso para quem sofre com obesidade e não obteve êxito com outros tratamentos. Gastroplastia não é procedimento estético, não é milagre, não é oba oba. Por isso é fundamental fazer todos os exames que a equipe pede  e seguir as recomendações direitinho também. É sua vida, pense nisso, sua vida. 

Uma pergunta que sempre escuto: "quanto tempo demora da primeira consulta até o dia cirurgia?" MESES. Isso mesmo, MESES. Mas são meses necessários, acredite. O mais importante não é receber os laudos rapidamente, o que realmente importa mesmo é fazer um pré operatório mais criterioso possível, aquele que te ajude a evitar tudo de ruim que pode ser evitado. O que você considera mais importante, perder um tempo maior no pré e ter uma boa recuperação ou deixar tudo nas mãos do acaso (complicações, morte)?

Se você acredita que não tem tempo e não pode esperar por nada, então reveja suas prioridades. Talvez você ainda não esteja preparado para a cirurgia. 

Provavelmente você está se submetendo a essa cirurgia para ter uma vida melhor, com mais qualidade. Então tenha um pouquinho mais de paciência e faça tudo que esteja ao seu alcance para que a cirurgia seja uma benção em sua vida, não motivo de tristeza para seus familiares. Por favor, se trate com carinho e respeito e sem atropelar nada aproveite, deguste sua mudança, suas conquistas e vitórias.

5 comentários:

  1. Verdade!!!
    Amei o post! eu mesma me deparo com absurdos nos grupos do face... tem muita gente irresponsável por aí, muita mesmo... e outra: preguiçosos.... têm preguiça de ler e estudar sobre a cirurgia e ficam pedindo explicações sobre tudo... o que é pior: quando poderei comer isso, quando poderei comer aquilo? tenso, né? Por isso prefiro a blogosfera qie é lugar de quem pesquisa, estuda e troca experiências... no nesse caminho há um ano e alguns meses...rs e apesar de minha ansiedade, acredito que vou operar na hora certa, ou seja, quando estiver na hora!!! Beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, faz tempo que não vejo um post seu!!! Então, eu fico boba com tanta besteira que vejo nesses grupos no face, ás vezes custo a crer que a pessoa tá falando sério, poxa vida, um procedimento tão sério não pode ser confundido com uma sessão de massagem, tá com vontade vai lá e faz, tem que ser pensando discutido com familia, tem seguir as recomendações e se conscientizar que as mudanças são pra sempre. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Silvia, tudo bem? Obrigada pela visita. Queria saber se vc tem blog também? Uma beijoca.

    ResponderExcluir
  4. http://vidanovasilvia.blogspot.com.br

    O blog da Silvia!!!
    beijocas!!!

    ResponderExcluir