quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Cirurgias reparadoras pós gastroplastia

 O assunto hoje são as pelanquinhas pós operatório. Pois é bariamiga(o)s, não tem para onde correr não, ficamos assim mesmo, pelancudinhos e não é raro necessitarmos de umas plasticazinhas por aí. No meu caso, os 54 quilos eliminados deixaram suas marquinhas. Pele sobrando nos braços e um pouco nas pernas. A barriga, apesar de horrorosa, foi a que ficou melhor dentro do quadro geral, rsrs. Até os seios que eram uma fartura infinitiva ficaram só a... pele.

Já faz um tempo que tenho pensado em fazer reparadoras, mas estou precisando me livrar da anemia para ter a aprovação do meu médico. A idéia é reparar seios e barriga ainda esse ano. É que tenho uma alergia chatinha que é recorrente na minha barriga. Na questão de perda tão grande de peso, tem muita gente que malha e esse flacidez não fica tão marcante. Mas sem querer te apavorar, mas na maioria dos casos, não tem jeito. Te conto isso para você aproveitar e começar a se preparar para aceitar uma realidade: você fica magro, mas não top model. 
 
A realidade é bem menos glamourosa, o excesso de pele pode atrapalhar o  caminhar, pode causar infecções, assaduras e acreditem: até deformidades. Incontestável a baixa auto estima em casos assim. Incontestável também a necessidade de cirurgia reparadora, pois aqui o foco é a reparação; a estética vem como consequência mas não é a finalidade.

Geralmente, pacientes gastroplastizado são encaminhados para as reparadoras pelo próprio cirurgião, depois de levar em consideração o tempo de cirurgia, a estabilidade do peso e boa saúde de maneira geral. Então eles nos dão o aval para  procurar o plástico. O plástico então, com essas informações fará nova avaliação.

Quem operou (ou vai operar) por plano de saúde sabe bem como pode ser estressante esse processo. Algumas seguradoras fazem exigências e mais exigências, muitas vezes até se atrevem a negar de maneira arbitrária a gastroplastia. No caso das cirurgias reparadoras pode ser muito pior, considerando que eles costumam alegar se tratar de procedimento estético ou alegar que o procedimento não consta no rol da ANS.

Mas mesmo com toda essa marra dos planos, tenho boas notícias: as seguradoras devem autorizar as cirurgias reparadoras. Os tribunais, de maneira geral, têm entendido que A CIRURGIA REPARADORA DECORRENTE DE GASTROPLASTIA FAZ PARTE DO TRATAMENTO PARA OBESIDADE MÓRBIDA, NÃO CONFIGURANDO TRATAMENTO ESTÉTICO OU DE REJUVENESCIMENTO, RAZÃO PELA QUAL DEVE SER INTEGRALMENTE COBERTA PELO PLANO DE SAÚDE.

"Poxa, Raquel, que complicação! Ter que recorrer a justiça para operar, pura dor de cabeça!" Os planos, muitas vezes, agem de maneira abusiva porque acatamos o que eles decidem sem contestar. Apesar do incômodo de recorrer aos meios judiciais, você só estará fazendo valer seu direito e de tabela, também estará ajudando a mudar, aos poucos, essa realidade abusiva dos planos de saúde. "Ah! Mas advogado geralmente é carão..." Para isso existe defensoria pública. 

"Ah! Mas defensor público não cuida direito do processo..." Nada disso! Posso afirmar que os defensores públicos fazem parte do rol dos melhores advogados brasileiros. A diferença é que eles contam com um volume incalculável de causas para cuidar o que sobrecarrega e muitas vezes não deixa espaço para uma atenção tão vip assim. Mas isso, as vezes, nem pagando temos, observe o tanto de picareta que tem por aí...

Aproveito para  dar uma opinião, algo extremamente pessoal: se você recebeu um não e se encontra na situação de ter que recorrer aos meios judiciais, evite pedir indenizações por danos morais pela  negativa da seguradora. A idéia geral é convencer o juiz  que você necessita complementar seu tratamento da obesidade que se iniciou com a gastroplastia. Essa é só minha opinião. "Ah, Raquel! Mas eles abusam demais, me senti danada, passei tanta raiva e frustação." Tudo bem, eles realmente soltam as asinhas, mas a maioria dos juízes entendem que esses pequenos aborrecimentos e dissabores não configuram danos morais, são fatos comuns da vida, e a vida é cheia de intempéries mesmo. Faça ele olhar seu pedido com simpatia e só peça danos se realmente houve um real e efetivo dano.

E vamos que vamos, procurar um plástico bem porreta, para retirar nossas companheiras (temporárias) pelanquinhas, rsrs.





11 comentários:

  1. já ando pensando nisso (criando coragem) minha gastro quer q eu perca 5 kg p me indicar p as plásticas... bjs

    ResponderExcluir
  2. Nem me fala amiga que eu já fui pra cirurgia cheia de pelancas, porque no passado perdi 40kg de repente, depois engordei tudo de novo, mas aí fiquei cheia de pelanca. Eu tenho 20 dias de operada e pelancas de 1 ano, kkkkkkkkkkkkkkk.
    Mas isso eu vou me preocupar depois, no momento só me preocupo em emagrecer, as pelancas eu elimino mais tarde.
    Adorei o post, é bom esclarecer isso tudo mesmo.
    Bjuuuuuuuuuus.

    ResponderExcluir
  3. Operei em 2009, tive um bebê em 2010 (meu cirurgião quase enfartou, hehe) e no total foram 55 kg eliminados. Peito murcho, barriga feia, sobra nas coxas e braços. Começo mês que vem minha jornada das plásticas. Começo pela barriga, q é o que incomada mais. Ansiedade a mil, viu! Mas vamos que vamos, confiando em Deus!

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu post, ja estou atrás de informações sobre esse processo, desde já acompanhando.. bjú

    ResponderExcluir
  5. Realmente ficamos magras mas longe de ser top model rsrsrsrsrs amei sua colocação, eu não vejo a hora de tirar as pelancas, queria ter sido um desses casos raros que não precisam de reparadoras, mas tô com vc e com a maioria rsrsrsrsrs e bora correr atrás das reparadoras!!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parei para ler um pouco seus relatos e por alguns momentos rachei de rir na parte lá dos namorados kkkk como meu Dr fala e Panck. Muito foda mesmo! Mais e isto ai rumo ao sucesso.. Sou de Brasília Tmb e estou na minha dietinha liquida preparando para entrar na faca nos próximos .. Hehehe quem quiser me add ao FB / aviadorbr
    Deixa uma msg no inbox relatando que eh do blog porque as vezes eu acho que eh estranhos tipo Ex kk que eu procuro não add ex é ex.. Abraço! Sucesso

    ResponderExcluir
  7. oie querida, falei sobre minha pelancas hj no meu blog, rsrs, tb é mta viu, precisa ver aff..Quero mto tirar as pelancas a do braço me incomoda mtoooooooooooooooo, mais como estou emagrecendo nem se eles liberam e ainda tenho q tirar a hernia aff... mais quero estar no meu ideal até julho e depois estabilizar para operar, gostaria d fazer a hernia e abdominoplastia

    vamos lutas pelas plasticas
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Há tempos que passo por aqui e sempre tive vontade de comentar, mas nunca encontrava ocasião. Pois bem, hoje a ocasião chegou e, cá estou eu, deixando um recado no seu cantinho/espelho. Ler seu blog é sempre um incentivo a mais para prosseguir nesse processo. Estou no início da minha jornada e espero que alcance o mesmo sucesso que você e tantas outras encontraram. Mas o que me trouxe aqui é falar do quão especial é esse para mim. Tenho lido muitos blogs de pessoas que fizeram a cirurgia, mas ainda estou juntando coragem para criar o meu, e confesso que vir aqui sempre me motiva mais. Queria dizer de coração que você é uma das pessoas que mais admiro nesse espaço da blogosfera. Admiro sua força, sua coragem e a maneira como coloca as palavras e leva a vida. Espero ter a capacidade de me manter serena e lúcida tal qual você se mostra aqui após todo esse processo. Ter a mesma capacidade de respeitar e enxergar as limitações alheias e, sobretudo, nunca perder a própria identidade/essência! Finalizo agradecendo por esse espaço existir e por você compartilhar, com pessoas como eu, o privilégio de vislumbrar e perceber um pouco da vida após a cirurgia.
    Um beijo e felicidades sempre!
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Ana (Peixinha), sinceramente nem sei o que te responder, me faltam palavras... Talvez uma não falte, mas também não resume: obrigada! De verdade, obrigada por suas palavras, por seu carinho. Tenho certeza que você enfrentará muito bem todos os obstáculos desse caminho que você está iniciando. E vamos que vamos, Ana, conquistar todos nossos sonhos, aos pouquinhos e sempre. Um abraço bem gigante! Raquel

    ResponderExcluir
  10. em breve serei eu, na verdade eu vou engravidar primeiro e depois tenda dos milagres rsrsrs, ao menos antes da gravidez so penso em dentro das pernas, depois acho que vai tudo rsrsrs peito, barriga rsrsrs, antes de engravidar quero fazer cirurgia o nariz rsrsrs, povo louco, mais acho que meu rosto afinando o meu nariz nao esta proporcional e tem me incomodado um pouco, afinal, ele não usa calça jens. rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Ahhh o chocolate sempre foi minha ruína...rs também não ligo pra doces, gosto mais de comida mesmo, mas o chocolateeee... rsrrsr
    Querida um super beijo pra vc e uma Feliz Páscoa( sem quilinhos extras) ainda não operei, será em meados de setembro... estou muito ansiosa e acompanhar vcs, blogueiras tem me ajudado muiiiito!!!
    Passa lá no meu blog pra me conhecer melhor, quando puder... beijo no seu coração!!!

    ResponderExcluir